/

Três dicas para cuidar de cortes e ferimentos

Cortes e ferimentos, dependo de sua gravidade, podem nos assustar bastante, não é mesmo?

Mas fique tranquilo, preparei três dicas para mantermos a calma e saber agir nesses casos:

1. Se o machucado for muito profundo e estiver sangrando bastante, faça uma compressão com uma toalha limpa e seca. Aperte a região ferida para estancar o sangramento. Procure um Pronto Socorro caso o sangramento persista.

2. Se os cortes e ferimentos não forem profundos nem estiverem sangrando demais, lave com água e sabão. Esfregue delicadamente a espuma em cima do machucado e depois enxague bem. Isto é muito importante para evitar infecções e facilitar a cicatrização. Antissépticos locais também podem ser utilizados. Mantenha aquela área sempre limpa.

3. Procure deixar o ferimento aberto, sem fechar. No entanto, se o ferimento for na região dos pés, onde o contato com o chão pode propiciar uma infecção, ou em alguma região do corpo onde o atrito com as roupas pode doer e incomodar, tampe com um curativo. Mas use um material que permita a ventilação do machucado.

Sem contaminação, os ferimentos saram rapidinho. Basta ter paciência, cuidar e esperar. Saúde!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.