/

Cortar sempre acelera o crescimento do cabelo?

Não. Não adianta cortar o cabelo para fazê-lo crescer. Entenda: o cabelo cresce da raiz para fora. Cortar o cabelo apenas faz com que as pontas, que são a parte mais “velha” do fio, sejam retiradas. E isto não estimula o crescimento. No entanto, é importante cortar com frequência, a ponta costuma ser a parte mais danificada e desgastada pelo tempo e por fatores como sol, chuva, vento, cloro, poluição ou produtos químicos.

Pense no cabelo como alguém que tem fome e sede! A falta de queratina que é a proteína que forma o cabelo, deixa os fios quebradiços e fracos. Já a falta de água pode dar ponta dupla. Por isto é importante beber água e ter uma alimentação adequada e saudável, com proteínas e vitaminas. Isto garante a saúde, o crescimento e a beleza dos fios.

Tintura faz mal?

Para pintar o cabelo é preciso abrir a cutícula do fio. A substância química que faz isto é a amônia que abre as “escamas” do fio para que a camada do meio, que é o córtex (onde fica a cor) seja atingida. Em sequencia, a água oxigenada penetra no córtex para descolorir a cor original.

Isto permite que a tinta entre no córtex e se torne a nova cor do cabelo. Depois que a tinta penetra, um novo produto é utilizado para fechar a cutícula. E pronto!! Tintura feita! Mas este processo pode ressecar os fios, tirando a maciez e o brilho. Para resolver isso, quem pinta o cabelo deve hidratar os fios a cada 15 dias. Com isso ficamos com os cabelos mais bonitos e saudáveis. Portanto, pode tingir mas não se esqueça de hidratar!

E a chapinha, faz mal?

A chapinha altera a estrutura do fio porque chega a uma temperatura muito alta (em torno de 180 graus). Submetido à prancha, o cabelo fica no formato desejado, liso (no caso da chapinha) ou encaracolado (no caso do babyliss). O grande problema é que os fios podem ficar extremamente ressecados. Por isto é importante também mantê-los hidratados para que continuem macios e saudáveis.

Para os cabelos ficarem bonitos, sedosos e com brilho eles precisam de dois fatores essenciais: nutrição e hidratação. Coma saudável e beba água. Isto é bom para seu corpo e para seu cabelo. Quer mais informação sobre saúde? Acesse nosso aplicativo no alto da página e faça sua busca! Quem procura bem estar, acha!!!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.