/

Como tirar as fraldas?

O controle do esfíncter anal e urinário é uma etapa importante do desenvolvimento infantil. Envolve aspectos físicos, psíquicos e sociais. Geralmente o desfralde diurno para xixi e cocô ocorre entre 2 e 3 anos de idade. O desfralde noturno costuma acontecer até os 4 anos. Escapes são toleráveis e considerados normais. Mas se, a partir dos 4 anos de idade isto acontece todas as noites, isto pode ser ENURESE.

O primeiro sinal de que a criança está se preparando para tirar as fraldas é quando ela mesma anuncia que fez “cocô”. A partir daí, família, cuidadores e escola podem sempre no mesmo horário que a criança tem o hábito de fazer o cocô levá-la ao banheiro e colocá-la no peniquinho ou no vaso com adaptadores. Tudo sem ansiedade ou estresse. Porque neste momento, a única coisa que pode atrapalhar é a pressão das pessoas em volta. Se der certo, ótimo, se não, tudo bem. Coloque novamente a fralda. Se ela fizer o cocô, elogie e limpe.
O desfralde é um processo longo. Tenha paciência!!

Três dicas para tirar a fralda à noite: escolha o verão, nesta época suamos mais e por isto temos tendência a fazer menos xixi. Evite dar líquidos à criança antes de dormir, como água, leite ou suco. A última coisa antes de ir para cama é ir ao banheiro para fazer xixi.

Alguns pais ficam aflitos quando a criança que já fazia cocô no vaso regride e pede a fralda de volta. Isto é normal. Atenda o pedido e deixe que a criança readquira a segurança e o tempo que ela precisa. Mas se você sentir que está demorando demais peça orientação a uma psicóloga ou ao pediatra para tirar as fraldas.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.