/

Como posso melhorar a vitamina D do meu filho?

Sem a vitamina D, o corpo não absorve o cálcio, um nutriente essencial para o fortalecimento dos ossos em crescimento. Conheça três  fontes de Vitamina D:

  1. Sol

É a principal e a mais natural de todas as formas. Quando os raios solares incidem na pele, produzimos vitamina D. Por isso seus pequenos devem tomar de 15 a 20 minutos de sol todos os dias, sem protetor, de preferência antes das 10 da manhã ou depois das quatro da tarde.

  1. Gotas

Como a vitamina D presente na alimentação nem sempre supre as necessidades diárias e às vezes é difícil tomar sol todos os dias, recomenda-se que as crianças em crescimento tomem Vitamina D até os dois anos de idade. Há várias formulações possíveis. Converse com seu pediatra se seu pequeno estiver sem as gotinhas de vitamina D.

  1. Alimentos

Salmão é o campeão. Atum enlatado, sardinha, gema de ovo e queijos também possuem um pouco de vitamina D. Mas… se nem sempre a quantidade que nós, adultos, comemos em uma refeição é suficiente para completar a dose diária necessária, imaginem então as crianças. Por isso, a alimentação definitivamente não supre o que os pequenos precisam. Por isso as melhores fontes para eles são as opções 1 e 2.

Deixem seus pequenos tomar Sol. Todos os dias possíveis.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.