/

Como parar de roer unhas?

Crianças que roem unhas expressam ansiedade, estresse ou desconforto. Não adianta simplesmente repreender, para seu filho parar de roer unhas é preciso buscar ajuda com psicólogos que podem ajudar na causa do problema. Praticar atividade física também ajuda porque libera a tensão.

Ao observar que seu filho rói as unhas, não brigue! Proponha alguma atividade com as mãos, pode ser um jogo ou um desenho.

Outra dica para ele parar de roer unhas é usar esmaltes coloridos para meninas e incolor para meninos (lembre-se de buscar produtos adequados para crianças). Há também esmaltes amargos. Em contato com a boca, a unha deixa um gosto ruim nos lábios. Apesar da venda deste produto ser livre nas farmácias, só o médico pode recomendar.

Quem rói as unhas tende a ter mãos machucadas, por isto, passe hidratante nas mãos da criança todas as noites e observe se há feridas. Em caso de lesões com pus fale com o pediatra.

Não use pimenta ou produtos “ardidos” nas unhas. Quem põe a mão na boca pode pôr a mão nos olhos e provocar irritação e até alergias.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.