/

Como evitar as varizes?

Varizes são aquelas veias, geralmente nas pernas, que doem e incomodam bastante. Entenda como elas se formam: o coração bombeia o sangue para o corpo todo, quando chega aos pés o sangue tem que subir de volta o que é bem mais difícil. Aí a batata da perna entra em ação. Mas a falta de atividade física, a idade e alguns maus hábitos, com o tempo prejudicam a circulação e a tendência é que o sangue se acumule dentro das veias. Por isso elas ficam doloridas, tortuosas, grandes, verdes ou mais vinhosas. Estas veias em que o sangue não flui adequadamente são as varizes.

O que fazer para melhorar ou evitar? Algumas dicas simples:

1. Evite ficar em pé ou sentado muito tempo. Se não tiver jeito, a cada meia hora levante o calcanhar e fique na ponta dos pés umas 5 vezes seguidas.Isso estimula a circulação sanguinea. .

2. Sempre que possível, fique sentado com as pernas esticadas e toda vez que tiver uma oportunidade coloque as pernas para cima.

3.Quando estiver deitado, coloque uma almofada nos pés, isso impede que o sangue fique “parado” nas veias.

4. Meias elásticas, destas que comprimem a perna um pouco, funcionam e ajudam o sangue a circular.

Previna suas varizes. Ficar de pernas por ar não é só preguiça, também faz bem para a saúde.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.