O que fazer em caso de picada de inseto?
Tudo pode começar com aquele zumbido característico passeando pelos ouvidos. É o aviso de que os pernilongos chegaram e vão atacar. Outros insetos são mais silenciosos e não dão nenhum aviso sonoro. Simplesmente chegam e picam. Às vezes nem sentimos a picada de inseto na hora… mas depois… começa aquela coceira e percebemos uma ou mais “bolinhas” vermelhas na pele. Quem tem alergia a picada de insetos chega a ter lesões maiores que incham e se espalham rapidamente.
Crianças especialmente, pois são mais sensíveis.
A coceira pode ser muito intensa e desconfortável. Só que o ato de coçar demais a picada de inseto provoca uma ferida na pele, que frequentemente se contamina com bactérias. Aí a inflamação aumenta e a região fica dolorosa. E assim, tudo que começou com uma picada de um inseto, vira uma lesão maior infectada e com pus.
Para evitar esse processo o melhor a fazer é não coçar.
Difícil, não é mesmo? Por isso aqui vão algumas dicas para amenizar a intensidade e os efeitos da coceira.
Faça uma compressa de camomila gelada. A camomila é relaxante e cicatrizante. Prepare um chá de camomila e deixe na geladeira. Quando estiver geladinho despeje em um pano macio e coloque em cima da picada. Como o chá pode demorar para ficar pronto, coloque um pouco de gelo ou qualquer objeto bem geladinho em cima da lesão. Serve até uma latinha de refrigerante, por exemplo.
NUNCA se coce com as unhas, nem use outros objetos. Utilize um pano macio ou a palma da mão, fazendo assim, a chance de machucar a pele fica bem menor.
Procure um médico se as lesões se espalharem ou se infectarem. Há medicações específicas, mas só com orientação.
Os insetos começam mas somos nós que podemos piorar tudo… simplesmente coçando!
Pense nisso e saúde!