/

Calor pode dar candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por um fungo que se chama Candida albicans. Esse fungo é responsável por infecções em várias regiões do corpo. Por exemplo, é o causador daquelas bolinhas brancas que aparecem na boca de bebês e que chamamos popularmente de “sapinho”.

Também podem aparecer na pele como uns pontinhos vermelhos na região das fraldas de crianças. E outras vezes são responsáveis por corrimentos vaginais em mulheres.

Esse fungo precisa de um ambiente “quente” e não arejado
para se proliferar, de preferência úmido e um pouco ácido. Por isso estas regiões são escolhidas por eles, principalmente a mucosa vaginal. Nos dias muito quentes, calcinhas ou roupas apertadas aumentam a transpiração local. Aí o ambiente vira a casa perfeita para o fungo: úmida, quente e ácida por conta do xixi.

Quais são os sintomas de candidíase?

Começa com um corrimento claro. Coça bastante, arde e durante a relação sexual a mulher sente dor.

O parceiro pode pegar?

Pode. Nos homens a candidíase se manifesta como pontinhos vermelhos no pênis que também coçam bastante.

Há tratamento?

Sim. E funciona muito bem. Mas só o médico é que pode prescrever. Não tenha constrangimento de avisar e tratar seu parceiro, senão você se contamina de novo.

Como fazer para evitar?

Veja como é fácil:

faça sempre uma boa higiene íntima no banho, dando preferência para sabonetes neutros.

nos dias quentes, use roupas bem leves e soltas.

dê preferencia para calcinhas de algodão.

Viva leve e solto !

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.