/

Porque muitas pessoas tem o calcanhar rachado? Dá para evitar?

O calcanhar rachado incomoda muito e dói.

Quem tem o calcanhar com rachaduras sabe bem o que é isso. Além disso, esteticamente dá muito desconforto. Porque acontece isso?

Os pés sustentam todo o nosso peso. Por isso são extremamente importantes e merecem muito cuidado. A pele dos pés fica normalmente exposta a muitos atritos. Quando o atrito é muito intenso – por uso de calçados apertados ou desconfortáveis, por exemplo – a pele vai “engrossando”, com o propósito de se “defender”. Em algumas regiões podem aparecer os calos, por exemplo. Mas isso pode acontecer também na região do calcanhar, que engrossa bastante. Além disso, a pele dos pés pode ficar muito seca, em decorrência de algumas doenças ou até mesmo da própria idade. Pele engrossada e muita seca sustentando o peso do corpo. Facilmente pode “rachar”, ou, como cientificamente se fala, ocorre uma fissura. E quando esta fissura atinge camadas mais profundas, pode até sangrar. Dói muito mesmo.

Dá para evitar? Vamos a algumas dicas:

– Evite calçados apertados e desconfortáveis. Evite saltos muito altos, que possam prejudicar a circulação dos pés.

– Lembre-se de ensaboar os pés no banho. Muitas vezes esquecemos disso. Dê preferencia a sabonetes cremosos, que hidratam a pele.

– Depois do banho, mantenha seus pés hidratados. Use cremes hidratantes, principalmente se sua pele estiver ressecada. Isso é importante para pessoas mais idosas, pois o ressecamento da pele é muito comum com a idade.

– Cuide de sua saúde. Algumas doenças como diabetes, por exemplo, podem prejudicar a circulação nos pés. Cuidado com o excesso de peso!

Cuide com carinho de quem nos sustenta o dia todo!

Saúde!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.