/

Bebês tem mais chance de desidratar no verão?

O verão e o calor chegaram para valer. Praia, campo ou cidade, nenhum local é poupado do calorão.

Dentro de casa sentimos o ar parado,  aquele “bafo” característico desta época. Fora, o Sol é escaldante.

Resultado: suamos muito mais. Nossos poros se abrem, como as janelas de uma casa, para “expulsar” o calor. Perdemos pela pele uma quantidade razoável de água e sais minerais.

Temos, portanto, que ingerir mais líquidos que o habitual. Muito mais, para suprir todas as perdas que tivermos.

Merecem especial atenção as crianças e, principalmente, os bebês. Exatamente. Ofereça-lhes muitos mais líquidos como água, chás, sucos. De gole em gole, ao longo do dia inteiro. Várias vezes. Lembrem-se de que eles não sabem demonstrar sede. Podem estar  irritados, e na verdade significa que estão com sede.

Bebês pequenos ainda não tem  mecanismos de defesa contra a desidratação potentes. Por isso podem desidratar com mais facilidade.

Uma boa dica é observar a fralda. Se estiver com bastante xixi clarinho, normal, tudo bem. No entanto, se o xixi estiver mais escasso e mais escuro, mais concentrado, fique atenta e ofereça mais líquidos para seu pequeno, pois ele pode estar precisando.

Dê muita água limpa e fresquinha para seu bebê neste verão!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.