/

Até que idade as crianças tem refluxo?  

Quase todos os bebês regurgitam. Uns mais, outros menos. Uns passam sem remédios, outros tem indicação de tomar medicação para passar o período em que o refluxo incomoda mais.

Os primeiros meses de vida são, sem dúvida, os mais difíceis. Com o passar do tempo, e com a introdução das papinhas, o refluxo vai se atenuando e tudo vai entrando nos eixos.

Porém, alguns bebês ainda permanecem mais tempo com este desconforto. Regurgitam muito e, muito comumente, vomitam.

Nestas circunstâncias precisamos avaliar o ganho de peso e da estatura. Quando o peso e a estatura do bebê estão aumentando proporcionadamente, tudo bem. Sem razões para alarme. No entanto, se o bebê com mais de 6 meses demonstra desconforto, regurgitações e/ou vômitos frequentes, e pouco ganho de peso, há que se investigar.

Várias situações clínicas podem estar acontecendo, e o pediatra vai identificar qual é a que está incomodando o seu filho. Uma delas pode ser intolerância ao leite.

O peso e a altura do seu filho são importantes marcadores, principalmente no primeiro ano de vida.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084 | RQE 88268) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.