/

As crianças precisam comer mais nos dias frios?

Todos temos mais fome nos dias mais frios, não é mesmo? Além disso, damos mais preferencia a alimentos que nos “esquentem” como um chocolate quentinho, uma sopa, arroz e feijão…e tantos mais.

Nosso organismo “pede” mais calorias. Por que? Por que gasta mais calorias para nos aquecer. A mesma coisa acontece com as crianças.

Manter a temperatura corpórea constante nos dias mais frios exige muito do organismo. Não é fácil “esquentar”. Muitas vezes nosso corpo recebe a ordem para “tremer”. Isso é aquele  famoso “tremer de frio”: os movimentos musculares finos fazem o corpo esquentar.

Portanto, para ajudar, a alimentação é muito importante. Ofereça para seus pequenos uma alimentação saudável, mas com algumas modificações para torna-la mais apropriada às exigências do corpo e do paladar nos dias mais frios.

Um chocolate quente pela manhã é uma boa pedida. Aquece o corpo e fornece energia. As refeições quentinhas, sempre com uma fonte proteica como carne, frango, ovos ou peixe, acompanhadas de arroz e feijão, que é uma excelente combinação nutricional, são importantes. Os legumes podem ser cozidos e oferecidos quentes, inclusive na forma de sopas ou purês. Mas não abra mão das frutas nem dos sucos. São fontes  de vitaminas, também super  importantes nos dias mais frios. Lembrem-se também que a água continua fundamentalmente essencial, mesmo que a sede seja menor. A hidratação do organismo no inverno é muito importante.

É possível que seu pequeno queira comer um pouquinho a mais. Isso é totalmente normal e desejável nos dias mais frios! Aproveitem!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.