As crianças podem ter mais diarreia no verão? Quais a causas e tratamentos?
A diarreia é mais comum nos meses de verão. Chega de repente, muitas vezes precedida de vômitos, mal estar, febre, dores pelo corpo e uma sensação de náusea que faz com que não se tenha vontade de comer nada.
Estraga as férias de muita gente. E o mais desconfortável é que a causa das diarreias de verão podem ser alguns vírus cujo contágio é muito comum. Resultado: várias pessoas da mesma família podem “pegar”.
Outra causa comum das diarreias de verão são as intoxicações alimentares. No calor, os alimentos se deterioram muito mais facilmente. As bactérias podem se proliferar e sem perceber as ingerimos. Resultado: em algumas horas o efeito da toxina começa e os sintomas surgem. Nestes casos, é muito comum nos lembrarmos do que nos fez mal. Só de pensar já dá uma certa ânsia, não é mesmo?
Enfim, seja por uma causa ou por outra, o tratamento de todas as diarreias é sempre o mesmo. Recomenda-se um antiemético, para diminuir a náusea e os vômitos e depois tomar muitos líquidos para repor as perdas. Pode ser água, sucos, chás ou o soro de hidratação oral, que é de longe o mais indicado. A dica é tomar de pouco em pouco, fracionadamente, várias vezes ao dia.
A alimentação pode ser normal. Hoje não se recomenda nenhum tipo de “dieta”. Claro que o bom senso nos orienta a comer mais leve. Macarrão ou purê de batata são ótimas pedidas.
Há que se ter paciência. Não tem jeito. Não há nada que de fato “corte” a diarreia. Em mais ou menos de 3 a 7 dias tudo melhora!