As crianças devem andar descalças?
Observem os pés dos bebês. Parecem duas “batatinhas” lindas, não é mesmo? São arredondados e não tem as curvas características dos pés dos adultos.
Ao longo do crescimento é que as curvas dos pés vão se formando. Bebês pequenos ficam no colo, nas cadeirinhas ou no berço. Só apoiam os pés no chão quando os seguramos.
Com 9 meses começam a engatinhar e mais adiante, por volta de 10-11 meses conseguem se levantar quando apoiam em um sofá, por exemplo.
Observem seus pezinhos. Ainda são redondinhos, e mal conseguem ficar retinhos no chão.
Aprendem a andar por volta de 1 ano de idade. Os primeiros passos são cambaleantes, que muito frequentemente terminam em um tombinho de bumbum no chão.
O processo de aprender a andar, depois andar mais rapidinho e depois correr, vai seguindo. Os pequenos pés vão aprendendo e vão se moldando às novas necessidades. Vão se acostumando com o peso do corpo que tem que carregar. Neste processo todo, as curvas naturais vão se formando.
Por isso é importante, sim, as crianças andarem descalço. Os pés nos chão ajudam o corpo a se equilibrar e entender melhor os “passos” do aprendizado. Moldam melhor a curvatura dos pés.
Claro, porém, que viver em sociedade, seja em zonas rurais ou urbanas exige um calçado para proteção.
Portanto, ai vai a dica: sempre que possível, deixe seus pequenos descalços. Em casa, num piso confortável e não frio, na grama ou na areia da praia. Para sair ou andar em pisos menos apropriados, vale o calçado.
Pés no chão. É um bom conselho para o resto da vida.