/

Aprender coisas novas faz bem para a saúde?

Imagine um bebê que nasceu hoje, véspera de ano novo. Tudo o que ele precisa fazer nestes próximos dias para crescer e se desenvolver adequadamente é mamar e dormir. Certo? Não exatamente. Por que? Porque para o nosso bebê se desenvolver plenamente, inclusive em suas capacidades psíquicas e emocionais, ele precisa de estímulos afetivos, ou seja: colo, carinho, olhares e atenção!!

O jeito de aconchegar dos pais, dos avós ou de pessoas próximas lhe garantirão um futuro cheio de novas aquisições de conhecimentos e habilidades. Imagine que em 1 ano e pouquinho esse bebê deve ter aprendido a andar… e em 2 a 3 anos a entender e expressar-se com a linguagem. Muita coisa em muito pouco tempo, não é mesmo? E isto só é possível porque nosso cérebro está em constante aprendizado, desde o dia em que nascemos.

O conhecimento novo é o exercício diário do cérebro.

Por isto não podemos parar de aprender coisas novas todos os dias. Ler, ver televisão, assistir filmes, aprender coisas diferentes ou conversar sobre todos os assuntos, especialmente aqueles mais polêmicos. Refletir e pensar também são formas de aprendizado.

Imagine o seu cérebro exatamente como um músculo. O aprendizado novo estimula mais conexões nos neurônios. Assim, ficamos“antenados” e “ligados” no mundo que nos cerca, na vida que no cerca. Caso contrário, as conexões ficam “fracas” e nossos pensamentos aos poucos vão se desconectando. Por isso é tão importante estarmos abertos a novos conhecimentos e a novas reflexões..

Neste último dia do ano, quero fazer uma declaração pessoal. Escrever estes posts diariamente, um por um, me estimulou muito, muito mesmo. Isto me fez crescer e, principalmente, conhecer a aprender coisas novas. Isso mesmo!! Meu aprendizado também não terminou. Para falar dos temas que vocês pediam eu estudei, pesquisei e APRENDI! Graças a vocês!! EU aprendi com vocês. Muita coisa mesmo! E para mim, essa troca mútua de conhecimentos foi e continuará sendo a nossa mais importante conquista.

Por isso quero terminar o ano agradecendo a cada um a oportunidade que me deram de poder crescer com vocês!
Um beijo carinhoso e no próximo ano continuemos essa parceria tão gostosa!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.