/

Amamentação de Gêmeos

No começo, o ideal é amamentar um de cada vez. Oferecendo um peito para um e o outro peito para o outro. É importante alternar o seio oferecido para que cada filho tenha oportunidade de mamar nos dois peitos. Para começar a organizar os horários, o ideal é amamentar o bebê que acordou primeiro. Se depois, o outro continuar dormindo, é recomendado acordá-lo para permitir que a mãe descanse.

A amamentação de gêmeos simultânea é indicada e pode começar quando a mãe se sentir mais segura. Neste caso, há três posições:

Posição tradicional: coloque os bebês paralelos, debaixo dos braços. Ofereça um seio para cada um e cuide para que um não atrapalhe o outro.

Posição invertida: sentada numa poltrona ou em um sofá use o apoio de dois travesseiros ou almofadas. Segure um bebê com cada braço deixando a cabeça de cada um mais elevada que o corpo.

Posição paralela: a barriga da mãe encosta na barriga dos dois bebês que ficam paralelos entre si, cada um sugando um peito diferente.

O apoio do pai ou de cuidadores é fundamental na amamentação de gêmeos.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.