/

Dá para aliviar a dor nos joelhos?

Qual parte do seu corpo pesa mais? Do joelho para cima ou do joelho para baixo?

Já pensou nisto?

Imagine agora o trabalho que os joelhos tem: além de suportar a parte mais pesada do corpo, possibilita e amortece muitos dos movimentos que naturalmente repetimos constantemente ao longo de um dia. Mais que isso: ao longo de uma vida.

Andar, correr, subir, descer, sentar, levantar, pular, agachar…e muitos mais. Lá está o joelho em ação. Na verdade, em trabalho árduo. Por isso com frequência sentimos dor nos joelhos. Principalmente quando abusamos. Não só quando o movimentamos exageradamente, mas também e principalmente quando abusamos do excesso de peso.

Trate bem dos seus joelhos. Para tal, aqui vão algumas dicas:

1. Faça alongamentos específicos para o seus joelhos antes de quaisquer atividades físicas.
2. Muito cuidado com esportes ou quaisquer atividades que demandem impacto. Vale para todos, mas especialmente para quem tem sobrepeso ou obesidade.
3.Quando sentir dor nos joelhos ou um “clec”, pare o que está fazendo. Não abuse. Coloque gelo imediatamente.
4.Procure um médico se seu joelho travar com facilidade, estiver inchado, vermelho, com pontos doloridos ou doer em repouso.

Trate com especial carinho quem se dobra por você todos os dias!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084 | RQE 88268) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.