/

É seguro beber água mineral de garrafa ou de galão?

A água mineral é captada na natureza. Por definição, não sofre nenhum tipo de tratamento. Não tem aquele gostinho de cloro típico da água que foi tratada. É, portanto, naturalmente potável e salubre.

Como é produzida na natureza, em geral possui sais minerais que dão um paladar típico e algumas propriedades nutricionais específicas. A água de uma fonte nunca é idêntica a outra. Se compararmos duas águas de fontes diferentes veremos que variam as concentrações de flúor, que ajuda a prevenir cáries dentárias, de cálcio que é importante para os ossos e de outros elementos como, por exemplo, magnésio, bicarbonato, fosfato ou potássio.

A água mineral deve ser captada e envasada na fonte.

Aí é que está uma questão importante. O envasamento. A água pode estar pura e própria para o consumo mas isto de nada adianta se as condições de higiene do local onde as garrafas ou galões ficam não seguirem padrões muito rigorosos.

Por exemplo: os galões de 20 litros não podem ser reutilizados por um período maior que 3 anos. E até completar este tempo, devem ser muito bem higienizados antes de cada reutilização. Outro cuidado: os galões e as garrafas não podem ficar expostos ao Sol, nem no armazenamento nem durante o transporte. Isto porque o calor aumenta o risco de contaminação. A radiação solar pode quebrar moléculas orgânicas presentes na água que passam a servir de alimento para as bactérias.

Antes do uso, a boca do galão deve ser lavada com água limpa e detergente neutro. O ideal é consumir toda a água do galão em até 7 dias.

O mesmo cuidado devemos ter com as garrafas de água. Observe se não estão muito velhas, denotando excessiva reutilização. Dica: depois de beber água diretamente na garrafa, procure consumir todo o seu conteúdo em no máximo 3 horas. Não tome água no mesmo gargalo de quem está doente e evite compartilhar garrafas. A saliva é altamente transmissora de vírus e bactérias. E muito cuidado na hora de dispensar sua garrafinha usada. Coloque-a em locais apropriados, ajudando sempre a preservar a natureza.

Faça do hábito de beber água, uma rotina segura para você e sua família! Água é vida. Cuide-se e saúde!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.