/

Três dicas para acalmar alguém nervoso ou com raiva

O que fazer para acalmar alguém em estado de nervosismo ou raiva? Situação complicada, não?

Acompanhe nossa dicas e saiba o que fazer:

1. Ouça a pessoa. Deixe-a falar sem interromper. Falar é uma forma de colocar para fora toda a energia gerada por uma “explosão” de raiva. Escute-a atenciosamente, sem críticas ou expressões faciais de reprovação. Se você não concorda, segure-se um pouco. Este não é o momento de discutir e sim de acalmar alguém .

2. Evite frases do tipo “eu falei que isso ia acontecer”, ou “a culpa é toda sua”. Em um primeiro momento dificilmente as pessoas estão abertas para reconhecer os próprios erros. Falar isso só irrita mais quem você pretende acalmar. Aguarde o momento certo para discutir o que aconteceu. E saiba que isso pode demorar. É preciso calma para uma reavaliação tranquila e real do que houve.

3. O silêncio solidário é muitas vezes um grande companheiro. Se você não sabe o que dizer, simplesmente não diga nada. Só sua calma e companhia amigável já são um excelente remédio.

Todos temos um momento nervoso na vida. Faça para os outros o que você gostaria que fizessem com você.

Saúde!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.