A partir de qual idade posso dar amendoim para meu filho?
As festas juninas estão chegando. Paçoca, pé de moleque, amendoim e amendoim torrado fazem parte das comemorações. Só que muitos pais ficam em dúvida: amendoim pode dar alergia nas crianças? A partir de qual idade o amendoim está liberado para os pequenos?
Durante um tempo a recomendação geral era a de que o amendoim fosse introduzido na alimentação infantil somente a partir dos 3 anos de idade, em virtude do seu potencial para causar alergia, uma vez que é um nutriente rico em proteínas.
No entanto, atualmente surgiram novos e importantes estudos que demonstraram, de forma contundente que, ao contrário do que se preconizava, quanto mais precocemente o amendoim for introduzido na alimentação infantil, menos alergia os pequenos desenvolvem.
Resultado: a orientação mudou. Isso significa que a recomendação atual é a de que produtos que contem amendoim podem ser oferecidos para os pequenos que já desmamaram, junto com a alimentação complementar, idealmente antes dos 11 meses de idade.
Exatamente assim. Quanto mais cedo o contato com o amendoim, menor a chance de alergia posterior. No entanto, é essencial lembrar que a consistência do alimento deve sempre estar de acordo com a capacidade das crianças pequenas de comer sem engasgar. Por isso, não está indicado dar o grão inteiro do amendoim para crianças pequenas, que mal conseguem mastigar e triturar quaisquer alimentos. Nestes casos, a pasta de amendoim, por exemplo, está liberada.
Importante lembrar que o amendoim é uma leguminosa e uma importante fonte de proteínas vegetais, fibras, vitaminas antioxidantes, minerais e gorduras do “bem”.
Por isso, o amendoim também pode e deve ser consumido por adultos. É um alimento muito nutritivo e devemos aproveitar o fato de que a população brasileira tem um baixo índice alérgico ao amendoim, posto que a nossa nação miscigenada nos deixou geneticamente menos propensos a este tipo de alergia.
Aproveitem tudo de bom que as festas juninas nos tem a oferecer. Em todas as idades. Sem riscos e sem dúvidas.
Quer saber mais sobre cuidados para bebês de 0 a 2 anos?
A Dra Ana Escobar criou um guia prático, informativo e educativo, para acalmar as angústias e descomplicar o dia a dia de quem tem filho de até 2 anos de idade.
Conteúdo em vídeo, podcast e também uma live mensal exclusiva de bate-papo com a Dra Ana.
Clique aqui e saiba mais!