Quais são os alimentos que contribuem para o funcionamento, manutenção e desenvolvimento do cérebro das crianças? - Dra Ana Escobar
10/04/2018 15:17h

Quais são os alimentos que contribuem para o funcionamento, manutenção e desenvolvimento do cérebro das crianças?

Nosso cérebro comanda todas as nossas funções vitais, como a respiração, batimentos cardíacos, digestão, locomoção, visão, audição… e até nossos pensamentos e emoções. É muito comando para um só órgão, não é mesmo? Por isso chamamos o conjunto de todas as estruturas que auxiliam o comando do cérebro de “Sistema Nervoso Central”.

O cérebro é insubstituível. Por isso, precisamos “cuidar” bem dele em todas as fases da vida, mas principalmente nos primeiros 5 anos, que é um período especial, quando então nossos neurônios se conectam intensamente, estruturando todo o Sistema Nervoso Central, graças à formação de uma rede complexa que nos permite fazer tudo o que somos capazes de fazer.

Fica fácil entender por que “nutrir” adequadamente todo nosso Sistema Nervoso Central é absolutamente essencial para a vida. Esses nutrientes são chamados de “neuronutrientes”.

Quais seriam, então, estes neuronutrientes?  Há vários neuronutrientes: vitaminas (A, complexo B, C, D e E); minerais como ferro, zinco, selênio e cobre; iodo, ácido fólico e dois neuronutrientes que são muito importantes: o DHA e a colina.

O que seriam o DHA e a colina? Quais suas fontes alimentares?

A colina é um nutriente super importante que, entre tantas funções, auxilia a condução dos impulsos cerebrais, melhora a memória e a aprendizagem e ajuda os músculos a executarem todos os movimentos de que necessitamos. Suas principais fontes alimentares são o leite materno, os ovos, carne e derivados.

Nutrir o cérebro desde os primeiros dias de vida é essencial.