28/07/2015 15:40h

O que é Enurese?

Crianças que a partir dos 4 anos de idade fazem xixi na cama todas as noites tem enurese. A enurese pode ser primária ou secundária.

A primária é quando a criança nunca passou por uma fase de controle completa. Uma das causas pode ser hereditária. Então é importante saber se alguém da família passou por esta situação. Geralmente passa com o tempo, mas algumas dicas podem ajudar:

– Fazer xixi antes de ir se deitar
– Criar tabelas de incentivo para marcar conquistas e elevar a auto estima
– Evitar usar a fralda pois isto caracteriza retrocesso e fracasso para a criança. Para evitar o desconforto do colchão molhado é melhor usar protetores de cama feitos especialmente para crianças com enurese.
– Já há alarmes que emitem sons assim que a criança começa a molhar a cama, assim ela acorda e vai ao banheiro. Esta é uma medida polêmica e deve ser discutida caso a caso, entre a família e o pediatra.
– Há remédios antidiuréticos, ou seja, que diminuem a quantidade de xixi produzida. Mas só o médico pode precrevê-los.

A enurese secundária é quando a criança já conseguiu controlar o xixi à noite por pelo menos seis meses, mas de repente, não consegue mais. Estes casos geralmente estão associados a fatores emocionais. Pode ser o nascimento de um irmão ou outra razão estressante. Nestas situações é indicada a avaliação profissional para que causa do transtorno seja tratada e a saúde psíquica da criança restabelecida.