31/07/2017 17:29h

Meu filho sempre tem mau hálito. O que devo fazer?

Muitas crianças pequenas tem um pouco de mau hálito, principalmente depois que todos os dentes nasceram. Vamos entender as três causas mais comuns de mau hálito para tentar corrigir desde cedo uma situação que pode gerar desconforto para os pequenos mais para frente.

  1. Resíduos de alimentos nos dentes. Depois que alimentação das crianças fica semelhante à dos adultos, é muito comum que pequenos resíduos de alimentos – de carnes, verduras ou frutas- fiquem impactados no meio dos dentinhos, principalmente nos do fundo da boca, onde o acesso à escovação é mais difícil. Estes alimentos podem propiciar o crescimento de bactérias que, além de causarem mau hálito, podem também causar cáries. Para evitar, use o fio dental todos os dias. Passe o fio dental nos pequenos e ensine-os a faze-lo também, assim que tenham coordenação motora para isso. O fio dental elimina estes pequenos resíduos alimentares e evita cáries.
  1. Amigdalites. Se o seu filho está com mau hálito de uma hora para outra, ainda mais se acompanhado de febre, veja se não há um processo infeccioso na garganta como uma amigdalite, que pode ser causada por vírus ou por bactérias. Tanto a amigdalite viral como a bacteriana podem dar mau hálito nas crianças. Nestes casos, para corrigir o mau hálito há que se tratar a amigdalite e para isso você deve procurar o médico para receber o tratamento adequado para o tipo de amigdalite do seu filho.
  2. Falta de escovação eficaz. Esta é uma causa frequente de mau hálito. Muitas crianças não deixam que os pais escovem seus dentes. Os filhos os escovam sozinhos. Porém, na correria do dia a dia, muitos pais deixam de checar se o filho efetivamente escovou os dentes pelo menos três vezes ao dia (pela manhã, depois do almoço e antes de dormir) e se a escovação foi realmente eficaz. O resultado pode ser o mau hálito. Por isso, não se esqueça de checar se o seu filho escova regularmente os dentes e, mais que isso, cheque também a forma como ele está fazendo.