22/12/2016 13:05h

Meu filho de quase 2 anos pode comer tudo no Natal?

Uma das grandes atrações do Natal são as comidas servidas nas festas e na ceia. Uma é mais saborosa e apetitosa que a outra. Todos degustam as guloseimas com muito prazer. No Natal, tudo pode. Os regimes ficam de lado. Todos apreciam sem culpa e sem amarras tudo o que gostariam de comer.
 
Dar comida é também uma forma de dar carinho. É gostoso apresentar para as crianças um petisco saboroso. Avós, tios, primos e amigos fazem isso. Pegam um docinho ou um pedaço do que estão comendo e oferecem para os pequenos que por lá estão. “Experimente, veja como é gostoso”. Não fazem por mal. Apenas para agradar e tentar transmitir ao pequeno o mesmo prazer que sentem ao ingerir o determinado petisco.
 
Só que muitos pais podem não gostar. “Meu filho não come açúcar”, explicam. Dependendo da situação, isso pode até gerar um desconforto na família.
 
Na verdade, crianças com quase 2 anos já tem enzimas digestivas para digerir todos os tipos de alimentos. Por isso, seja o que for que seu filho de 2 anos coma neste Natal, não lhe vai fazer mal, desde que, obviamente, ele não tenha alergia alimentar ou desde que o alimento não esteja estragado.
 
As festas de Natal são uma exceção gastronômica, e não a regra de todos os dias. Ensine isso também ao seu filho.