05/10/2017 10:00h

Diarreia pega no ar?

As fezes contaminadas com agentes infecciosos são a “fonte” de disseminação de vírus,  bactérias e parasitas. Quando estes organismos encontram um local propício para se proliferar, como a água, por exemplo, podem facilmente passar para outras pessoas que a consomem.

Por isso é importante filtrar, ferver ou esterilizar a água de consumo. E não esquecer de lavar com água tratada as frutas, verduras, legumes e tudo o que se utiliza para consumo, inclusive utensílios como copos e talheres.

As mãos contaminadas com fezes são vetores importantíssimos de transmissão de diarreia. Por isso lavar as mãos é essencial. Principalmente ANTES de preparar alimentos.

No entanto, a diarreia causada por alguns vírus pode passar pelo AR. Exatamente isso. Quando alguém contaminado evacua, os vírus que saem das fezes ficam como que “voando” em suspensão no ar, por um período curto de tempo. Se alguém os respira, pode pegar a diarreia.

Por isso, quando seus bebês,  que ainda usam fraldas, estiverem com diarreia, muito cuidado na hora de troca-los. Não é exagero usar uma máscara. Feche rapidamente a fralda suja, coloque-a em um saquinho fechado e ai então dispense-a no lixo.

Quando crianças maiores com diarreia evacuarem no vaso, jogue um desinfetante depois de dar a descarga. Evite corrente de ar do banheiro para a casa, sempre que possível.

Mais importante: se você estiver cuidando de alguém com diarreia, lave SEMPRE suas mãos. Esta é uma das medidas mais eficazes para evitar o contagio.