08/04/2015 11:18h

Criança que faz xixi na cama com mais de quatro anos é sinal de alerta?

Normalmente as crianças controlam o xixi do dia entre 2 e 3 anos e o da noite entre 3 e 4 anos. Há, porém, algumas crianças que ultrapassam esse limite e entre os 4 e 7 anos ainda molham a cama.

Não pense que elas fazem isso conscientemente ou com qualquer tipo de domínio físico sobre o fato. Simplesmente fazem o xixi no meio da noite, dormindo. E Isso não é agradável para elas. Nem um pouco. Dá uma incrível sensação de fracasso, de perda de um controle que sabem que deveriam ter. Mas ainda não tem.

Pais aflitos ficam, muitas vezes, perdidos entre a decepção, o cansaço de trocar e lavar lençóis molhados, e a tentativa de compreensão, com uma certa apreensão, quando se perguntam: será que isso é normal?

Ou seja: não é uma situação agradável para ninguém. O conhecimento e o esclarecimento lúcido muitas vezes ajudam pais e filhos a passarem por essa fase.

Primeiramente, é importante saber que enurese noturna, como é chamado o “xixi na cama” tem um componente hereditário. Procure saber nas famílias se alguém fez xixi na cama até mais tarde. Muitos escondem o fato, mas quando indagados, acabam respondendo. Se houver, tranquilize-se. Mas siga para o passo seguinte.

Converse com seu pediatra. Sempre é bom ter certeza de que o funcionamento de todo o sistema urinário está perfeito. Se tudo estiver bem do ponto de vista físico, o próximo passo é receber uma orientação profissional sobre como proceder quando seu filho molhar a cama, sem diminuir-lhe a auto estima e sem cobrar uma atitude que ainda não depende dele.

No entanto, se o seu filho já passou por uma fase de controle do xixi noturno e voltou a molhar a cama, outras razões físicas ou psicoemocionais podem estar envolvidas. O melhor a fazer é  conversar com o pediatra que deve orientar seus próximos passos.

O controle do xixi e do cocô nas crianças nos ensina que na vida a calma, a  tranquilidade e o conhecimento são os nossos  grandes e verdadeiros aliados, sempre.