Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Ovo cru

Porções ideais de proteínas (carnes, peixes, aves e ovos)

As crianças desta idade devem comer duas porções de proteínas por dia. Ou seja, tanto no almoço quanto no jantar deve haver um destes alimentos. O ideal é variar. Exemplos de proteína: carnes vermelhas, peixes, ovos, aves. Uma dúvida: quantos ovos as crianças podem comer por dia? O ovo aumenta o colesterol das crianças? O consumo de um ovo por dia é seguro e não aumenta o colesterol. O ideal é que o ovo seja cozido. O ovo frito é muito calórico e o ovo cru pode conter bactérias causadoras de doenças graves. VEJA MAIS.

O que é intoxicação alimentar?

Quem já teve uma intoxicação alimentar é capaz de dizer como os sintomas são desagradáveis. Começam com um enjoo, que vai ficando cada vez mais forte e difícil de aguentar. Em seguida o vômito. Uma, duas, três ou mais vezes. Pode também aparecer febre, mal estar, dor de cabeça, dores pelo corpo e quando tudo não parece ter mais fim, surge a diarreia. E assim pode-se permanecer por uns dois ou três dias. Ninguém merece! A intoxicação alimentar ocorre quando ingerimos algum alimento estragado, contaminado com toxinas produzidas por algumas bactérias específicas. O ovo cru, por exemplo, pode ser uma […] VEJA MAIS.

Ovo cru pode transmitir doenças?

Ovo é um alimento riquíssimo em nutrientes. Mas existe uma bactéria chamada Salmonella que pode contaminar o ovo. Esta bactéria pode produzir uma diarréia grave nas pessoas. As crianças são mais suscetíveis e nelas a doença pode ser pior a ponto de dar sangue nas fezes, desidratação e até infecção generalizada, pois esta bactéria pode sair do intestino, atingir a circulação e contaminar outros órgãos como o pulmão, por exemplo. Portanto, É VERDADE. Ovo cru pode transmitir doenças. VEJA MAIS.