Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Osteoporose

Para que serve a vitamina D?

A vitamina D permite que o nosso corpo absorva o cálcio importante para dar resistência, força e “dureza” para os ossos. A falta de cálcio provoca osteoporose que é quando os ossos ficam fracos, quebradiços. Qualquer queda vira uma fratura gravíssima. O cálcio está presente em vários alimentos, principalmente no leite. Mas para sair do estômago e entrar no sangue e ir para os ossos o cálcio precisa da vitamina D. Sem ela não adianta tomar litros de leite porque não absorvemos direito o cálcio. Quase nenhum alimento tem vitamina D… Que fica sabe onde? No sol! Quando tomamos sol, […] VEJA MAIS.

Três fontes de Vitamina D

Sem a vitamina D, o corpo não absorve o cálcio, um nutriente essencial para evitar a osteoporose. Então, conheça três fontes de Vitamina D: 1. Sol É a principal e a mais natural de todas as formas. Quando os raios solares incidem na pele, produzimos vitamina D. Por isso devemos tomar de 15 a 20 minutos de sol todos os dias, sem protetor, de preferência antes das 10 da manhã ou depois das quatro da tarde. 2. Alimentos Salmão é o campeão. Atum enlatado, sardinha, gema de ovo e queijos também possuem um pouco de vitamina D, mas nem sempre a […] VEJA MAIS.

Três razões para comer sardinha

Rica em nutrientes, gostosa e não custa caro. 1. Excelente fonte de Ômega-3 A sardinha está entre os peixes mais ricos neste nutriente que é muito importante para a saúde cardiovascular. O ômega-3 atua diminuindo os níveis do colesterol ruim (LDL), aumenta o bom (HDL) e ainda reduz os triglicerídeos, outra forma de gordura. Também ajuda a manter a pressão arterial estável. 2. A sardinha é rica em vitamina D, Cálcio, Fósforo e Magnésio Estes nutrientes são importantes para a saúde dos ossos. Promovem a mineralização óssea e portanto, diminuem o risco de osteoporose. 3. Contém proteínas importantes para o […] VEJA MAIS.