Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Óculos

O que é catarata? Cirurgia é a única solução?

Olhe-se no espelho. Veja sua pupila: é aquele pontinho preto no meio da íris, que a “bola” colorida maior. A pupila, na verdade, é um “buraco” por onde entra a luz. Quando estamos no escuro, ela se dilata, para deixar toda a claridade possível entrar. No Sol, a pupila fica pequenininha, um pontinho mesmo, pois o pouco de luz que entra já é suficiente. Atrás da pupila, para dentro do olho, temos uma lente transparente, que se chama cristalino. Esta lente recebe a luz de tudo o que enxergamos e manda para retina. A catarata é uma lesão nesta lente, […] VEJA MAIS.

Quem usa lentes de contato pode ter mais inflamações no olho?

Antes de responder, vamos entender um pouco mais sobre os nossos olhos. O que acontece quando cai um cisco no seu olho? Você começa a piscar mais e imediatamente produz uma quantidade maior de lágrima. Isso acontece para lubrificar o olho e “expulsar” o corpo estranho invasor, certo? E se o cisco não sai, o olho vai ficando irritado, inflamado, vermelho e dolorido. Forma-se, portanto, um processo inflamatório. A parte branca do olho, que se chama conjuntiva, fica vermelha. Passo seguinte: infecção. As bactérias que normalmente nos habitam encontram um ambiente aberto e propício para se proliferar. Em seguida surge […] VEJA MAIS.

O que fazer para não pegar conjuntivite?

A conjuntiva é uma membrana que reveste a parte branca de nossos olhos. Quando ela inflama causa a conjuntivite. Os olhos ficam vermelhos, inchados e temos a sensação de que eles estão cheios de “areia”. Pode coçar, soltar uma secreção amarelada e também causar dor. Fica difícil olhar para luz, pois incomoda demais. Por isso durante a infecção muitas pessoas se sentem mais confortáveis de óculos escuros. A conjuntivite pode ser causada por vírus ou bactérias e é altamente contagiosa. Pegamos principalmente pelas mãos. Basta alguém colocar a mão no olho, nos cumprimentar e se tocarmos os nossos olhos com […] VEJA MAIS.