Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Doença

Coqueluche é uma doença de crianças?

Não. Coqueluche é uma doença que pode dar também em adultos. E muitos adultos, principalmente jovens, estão contraindo coqueluche nos dias de hoje. Por quê? Porque a vacina protege as pessoas principalmente nos primeiros dez anos de vida. Depois acredita-se que a proteção diminua um pouco. Por isso os adultos jovens estão mais propensos a pegar coqueluche. É uma doença contagiosa? Sim! Super contagiosa! Ela é transmitida por uma bactéria chamada Bordetella pertussis. Basta alguém tossir perto da gente que a bactéria “viaja” de carona em gotículas de saliva. Esta saliva penetra no nosso corpo e quem está suscetível pode […] VEJA MAIS.

Todas as doenças de pele são contagiosas?

Poucas pessoas conhecem uma doença genética chamada epidermólise bolhosa. E mesmo sem saber o que é, muitas pessoas quando viram aquela pele vermelha tiveram medo de pegar. A epidermólise bolhosa é caracterizada por uma extrema fragilidade da pele. Seus primeiros sinais podem aparecer já nos bebês. Qualquer tipo de trauma, mesmo leve, pode levar à formação de bolhas. Basta a criança levar um tombo, por exemplo, para que em vez de um mero arranhão, se formem bolhas na pele. Estas bolhas podem se romper e a pele fica com o aspecto de uma queimadura extensa. Claro que dói. E muito. […] VEJA MAIS.

Posso pegar herpes?

Sim. Todas as pessoas podem “pegar” o vírus do herpes. Há dois tipos principais de vírus do herpes simples: o tipo 1 e o tipo 2. O vírus do tipo 1 é o responsável por lesões na mucosa oral, lábios ou pele. O vírus do tipo 2 é adquirido por contato sexual e causa lesões no órgãos genitais de homens ou mulheres. As lesões dos dois tipos de vírus são muito parecidas: começam com uma sensação de ardência, um pouco de coceira e formigamento. Depois aparecem umas “bolhinhas”, bem pequenas com um líquido claro ou amarelado dentro. Este líquido está carregado […] VEJA MAIS.