Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Meu marido está tão distante, parece não se importar muito comigo ou com a gestação. Será que ele vai ser um bom pai?

Em primeiro lugar, não se preocupe! Para muitos futuros papais, a ficha cai depois! Eles não sentem as mudanças no próprio corpo e nem o bebê mexendo dentro deles. Além disso, muitos têm dificuldades em compreender preocupações como: “de que cor eu pinto essa parede? Qual berço eu compro?” Lembrem-se de que vocês não estão em lados opostos. Ao contrário, vocês são uma equipe em que cada um tem suas funções específicas. Uma dica: converse e conte para ele seus medos e receios, sem pressupor que ele já deveria ter “percebido” tudo. Na maior parte das vezes eles precisam ser […] VEJA MAIS.

Como deve ser o berço?

Berço do bebê – um berço seguro deve ser firme e ter um estrado de uma peça só. É importante que seja possível ajustar a altura. Quanto mais embaixo, mais segura a criança ficará. As grades devem ser arredondadas e ter uma distância de 4 a 6 cm entre si. A altura deve ser de pelo menos 60 cm a partir do colchão. De preferência, o colchão deve ser de espuma, totalmente plano e não deformável. A sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a densidade D18. O tamanho deve ser exatamente o mesmo do berço para que não fiquem espaços que […] VEJA MAIS.

Morte súbita ou síndrome da morte súbita

Quando um bebê é encontrado sem vida no berço, por razões inexplicáveis, é dito que ele sofreu “a síndrome da morte súbita”.  Não há explicações para que isto aconteça. Hoje, o tratamento é preventivo. Por este motivo, é recomendado que o bebê não durma de bruços. Alguns estudos indicam que o uso de chupeta diminui a incidência de casos. VEJA MAIS.