Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Beber Água

É seguro beber água mineral de garrafa ou de galão?

A água mineral é captada na natureza. Por definição, não sofre nenhum tipo de tratamento. Não tem aquele gostinho de cloro típico da água que foi tratada. É, portanto, naturalmente potável e salubre. Como é produzida na natureza, em geral possui sais minerais que dão um paladar típico e algumas propriedades nutricionais específicas. A água de uma fonte nunca é idêntica a outra. Se compararmos duas águas de fontes diferentes veremos que variam as concentrações de flúor, que ajuda a prevenir cáries dentárias, de cálcio que é importante para os ossos e de outros elementos como, por exemplo, magnésio, bicarbonato, […] VEJA MAIS.

Três dicas para evitar sinusite

Dica 1 Se sentir o nariz congestionado e com secreção, JAMAIS dê aquela inspirada profunda para fazer a secreção “subir” em vez de sair. Sabe o que acontece? A secreção sobe mesmo e se acumula na região do rosto que chamamos de “seios da face”. Pronto! Assim começa sua sinusite. Portanto, aqui vai uma dica importantíssima: ande sempre com lencinhos de papel e toda vez que precisar, assoe o nariz com vontade. Para fora! Sempre para fora! Dica 2 Lave o nariz com soro fisiológico pelo menos 2 vezes ao dia. Atenção: lavar significa espirrar soro com vigor para limpar […] VEJA MAIS.

Por que soluçamos?

Vejam como é fácil entender. Acima do estômago e abaixo dos pulmões localiza-se um músculo importante que nos ajuda a respirar: o diafragma. O soluço ocorre quando uma contração involuntária do diafragma inesperadamente “puxa” os pulmões para baixo, fazendo-os se encherem repentinamente de ar. O ar entra em turbilhão nos pulmões e a glote (uma “porta” na entrada das vias respiratórias) se fecha instantaneamente para não deixar mais ar entrar. Quando a glote se fecha produz aquele som característico (HIC!!!). Exatamente como a porta de um quarto que bate com o vento. Isto é o soluço.   Mas afinal o que […] VEJA MAIS.