Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Ar Seco

Posso viajar de carro? E de ônibus ou de avião? Quais cuidados devo tomar?

O grande problema das viagens é a imobilidade. Grávidas precisam se mexer, se movimentar de tempos em tempos. Há uma forte razão para isso: o sangue das gestantes fica mais propenso a formar coágulos ou trombos, o que é conhecido como trombose. Principalmente nas pernas, se ficarem muito tempo paradas e na mesma posição. Evite ficar sentada por mais de 4 horas seguidas. Por isso aqui vão as dicas para as viagens: – Viajar de Avião. Nos aviões há o desconforto dos lugares apertados e o ar seco. Use meia elástica inteira de moderada compressão para evitar o inchaço dos […] VEJA MAIS.

Quais os efeitos do ar seco na saúde?

Quando o ar está muito seco a mucosa das vias respiratórias também resseca. Sentimos a garganta muito seca, não é mesmo? Isto faz com que a defesa desta região fique muito prejudicada, facilitando a entrada de vírus e de bactérias. Por isto tantas pessoas estão com tosse, gripe, sinusite, faringite ou amigdalite, por exemplo. Os olhos também são afetados. O ar seco resseca a mucosa ocular e pode produzir uma inflamação. Os olhos ficam vermelhos e muitas vezes coçando. A defesa local também pode diminuir, levando a uma conjuntivite, por exemplo. Cansaço nesta época também pode ser consequência do ar […] VEJA MAIS.

Três dicas para cuidar dos olhos, nariz e boca nos dias secos ou muito frios:

1. Olhos Com frequência ficam vermelhos e inflamados nos dias muito secos. O problema é que a inflamação da conjuntiva – que é a parte branca do olho – pode favorecer a entrada de bactérias, que produzem uma secreção amarelada, característica de conjuntivite bacteriana. Para evitar isso, é preciso ter a rotina de lavar os olhos todos os dias, com solução fisiológica, pelo menos duas vezes: no meio e ao final do dia. 2. Nariz Umidifica, aquece e contribui para a “purificação” do ar que respiramos. Por isso deve estar sempre limpo. Aproveite o momento do banho para fazer uma […] VEJA MAIS.