Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Antibiótico

Cuidados com antibióticos

Cuidados com antibióticos. O antibiótico deve ser receitado pelo médico. Mesmo que sobre, o medicamento não deve ser reutilizado sem orientação médica. Em média, após o início do uso, o antibiótico leva 48 horas para fazer efeito. Durante este período é possível que as crianças ainda tenham febre. Porém, se após dois dias a criança ainda tiver febre ou se os sintomas piorarem acione o médico imediatamente. VEJA MAIS.

Quem toma antibiótico não pode ingerir bebidas alcoólicas?

Para que os antibióticos produzam o efeito desejado, a quantidade administrada e o intervalo entre uma dose e outra são muito importantes. Assim como o álcool, a maioria dos antibióticos é metabolizada no fígado. Quando somamos antibiótico e bebida alcóolica, o fígado é obrigado a trabalhar muito mais. Por isso, se ingerirmos álcool junto com antibióticos, podemos ter alterações nos níveis do medicamento na corrente sanguínea e com isso não obtemos o efeito desejado. Portanto, é VERDADE: não se deve tomar antibióticos e álcool ao mesmo tempo. VEJA MAIS.

Alguns antibióticos podem interferir no efeito da pílula anticoncepcional?

Entenda: quando tomamos a pílula anticoncepcional ela vai para o nosso sistema digestivo. Passa pelo estômago e chega ao intestino onde é absorvida. Muitos antibióticos alteram a flora intestinal normal que é muito importante para metabolizar a pílula anticoncepcional. A consequência é a diminuição da produção de estrógeno ativo, que é fundamental para evitar a gravidez. Além deste efeito no intestino, a própria a metabolização dos antibióticos pode diminuir os níveis deste hormônio. Portanto, É VERDADE! Antibióticos podem diminuir os efeitos da pílula anticoncepcional. Então atenção: se precisar tomar antibiótico converse com seu médico e previna-se de outra forma!! VEJA MAIS.