/

As futuras mamães podem ficar mais inchadas no calor?

Sim, o tempo quente aumenta o edema, ou inchaço, nas mulheres grávidas. Pés, pernas, vulva, mãos e até rosto podem inchar da noite para o dia. É sempre recomendável conversar com seu médico a respeito, mais ainda se o inchaço estiver incomodando. No entanto, se estiver tudo bem com você e o inchaço for mesmo decorrente da temperatura quente, aqui vão algumas dicas para sobreviver ao tempo quente do final do ano:

– corte o sal da comida. O excesso de sal piora muito o inchaço. Nunca adicione sal ao prato e evite os seguintes alimentos: frios (salame, presunto, peito de peru, queijos amarelos), enlatados (palmito, azeitona, milho, ervilha, molho de tomate), feijoada ou churrasco.

– Beba muito liquido.

– Caminhe antes da temperatura esquentar: caminhar melhora o retorno venoso, o que significa que melhora a circulação. Mas cuidado: caminhar nas horas quentes do dia pode, ao contrário, piorar mais ainda o edema. Por isso, escolha o comecinho da manhã ou o final da tarde.

– Faça hidroginástica – a pressão que a água faz na panturrilha, que é a batata da perna que está no fundo da piscina, funciona como uma meia calça compressiva. Depois de 1 hora dentro da piscina, as pernas sairão leves e a bexiga cheia de inchaço que virou xixi!

– Se não for possível fazer a hidroginástica, entre na piscina e fique pelo menos 30 a 40 minutos com os pés para baixo. Ajuda bastante.

–  Faça drenagem linfática: a drenagem elimina o excesso de líquidos. Muitas esteticistas vão até a casa da gestante promover esse conforto. Aproveite!

Utilize meias de compressão, por mais que elas pareçam quentes, muitas marcas desenvolveram tecidos que são de alta tecnologia e não esquentam, principalmente se você for ficar em pé por longos períodos. No final do dia suas pernas estarão bem menos inchadas!

E, por fim, a dica prática mais importante:  se você perceber que suas mãos estão inchando, considere retirar anéis e alianças para evitar que fiquem presos!

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.