Barulho

Zumbido no Ouvido – Novembro Laranja

VÍDEO – Faça silêncio! Talvez você perceba um barulhinho constante. O tipo de barulho pode variar. Uns o definem como um apito, ou um enxame de abelhas, ou um mosquito. Outros escutam um chiado, um som de cachoeira… muitos tipos e muitas definições! Mas o “zumbido” é constante e irrita demais. Algumas pessoas chegam a ter sérios problemas de humor porque o ruído constante pode interferir em todas as atividades do dia a dia. VEJA MAIS.

Todas as crianças precisam fazer teste auditivo?

O primeiro teste auditivo que normalmente as crianças fazem é o teste da orelhinha, que deve ser feito ainda na Maternidade, nos primeiros dias de vida. Este teste é uma triagem auditiva. Isso significa que ele pode identificar e apontar quais são os bebês que precisam de uma avaliação auditiva mais sofisticada, caso o teste indique algum problema. Isso é muito importante logo no começo da vida, pois quanto mais precocemente sabemos que um bebê tem deficiência auditiva, mais rapidamente podemos iniciar o tratamento correto. Se o bebê passou no teste da orelhinha, tudo certo. Mas é importante ficar atento […] VEJA MAIS.

Barulho demais faz mal à saúde?

Sim. Além de danos irreparáveis para o aparelhou auditivo muito barulho, ruído ou som alto demais pode causar até problemas de coração. Entenda: o nível de ruídos é medido em decibéis. Para que vocês tenham uma ideia do que isto significa, uma conversa normal, em uma sala silenciosa, tem mais ou menos 50-60 decibéis. Uma avenida movimentada tem 85 decibéis. Vamos aumentando: um show de rock, a 2 metros da caixa de som, por exemplo, tem a mesma medida que uma furadeira: mais ou menos 110 decibéis. E a turbina de um avião a jato? Nossa! Essa tem 140 decibéis. […] VEJA MAIS.