Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Antibiótico

Sinais que indicam gravidade da febre

Aprenda a identifica sinais da gravidade da febre  do seu filho e saiba a hora correta de procurar ajuda médica. Dor de cabeça: algumas crianças se queixam de dor na cabeça. Mesmo que não apresentem febre é importante fazer uma avaliação médica. Dificuldade para respirar: observe se para respirar a criança usa os músculos da barriga ou do tórax. Isto é um sinal de que há um esforço fora do normal e portanto é um sinal de alerta. Outros indicativos: respiração acelerada, esforço para inspirar ou expirar e afundamento da região do pescoço. A qualquer um destes sintomas procure ajuda médica. […] VEJA MAIS.

Cuidados com antibióticos

Cuidados com antibióticos. O antibiótico deve ser receitado pelo médico. Mesmo que sobre, o medicamento não deve ser reutilizado sem orientação médica. Em média, após o início do uso, o antibiótico leva 48 horas para fazer efeito. Durante este período é possível que as crianças ainda tenham febre. Porém, se após dois dias a criança ainda tiver febre ou se os sintomas piorarem acione o médico imediatamente. VEJA MAIS.

Diagnóstico de Virose

Tudo é virose! Por que quando o médico não sabe o diagnóstico, ele diz? “É virose??” Entenda: a maioria das febres são causadas por vírus ou bactérias. As infecções bacterianas são fáceis de serem identificadas. E o remédio para elas é o antibiótico. Para cada bactéria há um antibiótico específico. Já as infecções por vírus são menos específicas, as vezes elas só apresentam a febre como sintoma, ou um mal estar, enjoo, amolecimento das fezes, sintomas que somem 3 dias depois. Era um vírus, mas qual o nome dele? Passou sem deixar pistas… E para ele não há um remédio […] VEJA MAIS.