Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Antibiótico

O antibiótico que serve para uma infecção de garganta pode combater outras infecções, como urinária ou de pele?

Organismos semelhantes às bactérias foram as primeiras formas de vida que surgiram no planeta, bilhões de anos atrás. Com o passar dos séculos para sobreviver, foram se adaptando às adversidades ambientais e aprendendo a conviver com outros seres vivos. Existem muitos tipos e formas diferentes de bactérias. Umas são redondas, outras tem forma de bastão, de vírgula ou de espiral. Podem ter cauda ou pelos. Para algumas, oxigênio é vital e para outras, ao contrário, oxigênio é fatal. Muitas bactérias habitam nosso corpo e convivem em harmonia conosco. Outras, no entanto, causam infecções gravíssimas que podem matar. É o caso […] VEJA MAIS.

Quem toma antibiótico não pode ingerir bebidas alcoólicas?

Para que os antibióticos produzam o efeito desejado, a quantidade administrada e o intervalo entre uma dose e outra são muito importantes. Assim como o álcool, a maioria dos antibióticos é metabolizada no fígado. Quando somamos antibiótico e bebida alcóolica, o fígado é obrigado a trabalhar muito mais. Por isso, se ingerirmos álcool junto com antibióticos, podemos ter alterações nos níveis do medicamento na corrente sanguínea e com isso não obtemos o efeito desejado. Portanto, é VERDADE: não se deve tomar antibióticos e álcool ao mesmo tempo. VEJA MAIS.

Sinais que indicam gravidade da febre

Aprenda a identifica sinais da gravidade da febre  do seu filho e saiba a hora correta de procurar ajuda médica. Dor de cabeça: algumas crianças se queixam de dor na cabeça. Mesmo que não apresentem febre é importante fazer uma avaliação médica. Dificuldade para respirar: observe se para respirar a criança usa os músculos da barriga ou do tórax. Isto é um sinal de que há um esforço fora do normal e portanto é um sinal de alerta. Outros indicativos: respiração acelerada, esforço para inspirar ou expirar e afundamento da região do pescoço. A qualquer um destes sintomas procure ajuda médica. […] VEJA MAIS.