Por que dizem que tudo é virose?

Outono chegou. Toda hora muda a estação: um dia com cara de inverno, outro com calor de verão… e o pior alguns dias que de manhã está frio, de tarde calor e à noite chove…. tudo no mesmo dia!! Isso afeta a nossa saúde porque a variação de temperatura abala a defesa do nosso organismo e aí os vírus que estão no ar aproveitam a oportunidade para entrar. Resultado? Todo mundo fica com virose!!!! Virose significa (simplesmente) que estamos com um vírus. E há muitos tipos: vírus da gripe (vários!!), resfriado, roséola, estomatite, sinusite, amigdalite. bronquiolite em crianças…enfim… Há um […] VEJA MAIS.

Diarreia e vômito são sinais de virose?

Alguns tipos de vírus podem “atacar” o sistema digestivo. O resultado não demora: a pessoa contaminada tem diarreia e vômitos. O rotavírus é o que mais comumente faz este “ataque” tanto em adultos quanto em crianças. Levando, não raro, à desidratação. Isso é muito comum, principalmente nos meses mais frios do ano. Mas nem todas as diarreias são causadas por vírus. Outras causas como, por exemplo, uma intoxicação alimentar ou outros agentes infecciosos como parasitas ou bactérias, também podem provocar diarreia e vômito. PORTANTO, É MITO: os vírus não são as únicas causas destes sintomas. Nem em crianças, nem em […] VEJA MAIS.

Toda febre é virose?

Quem já não foi ao pediatra com angústia e preocupação, levando o filho com febre e recebeu o firme diagnóstico: “é uma virose”. A pergunta seguinte das mães, pais ou cuidadores é imediata: “e o que posso fazer para melhorar? Tem como cortar?”. Na sequencia vem a resposta quase automática e aflitiva do médico: “é uma virose. Tem que esperar passar”. Nada mais angustiante, não é mesmo? Ficar “esperando” a doença ir embora, e observando os episódios da febre que insiste em subir, deixando seu filho mais indisposto. O diagnóstico de “virose” parece, para os pais, que é dado quando […] VEJA MAIS.