Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Desodorante

Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama?

Entenda: o mau cheiro nas axilas é causado por bactérias que se proliferam com o suor. Os desodorantes normais evitam o crescimento destas bactérias. Por isso, evitam o mau cheiro nas axilas. Os desodorantes antiperspirantes, por sua vez, além de inibirem o crescimento das bactérias possuem compostos à base de alumínio que “fecham” os poros e impedem que o suor saia. Não há nenhum estudo científico que relacione estes compostos de alumínio ao câncer de mama. Portanto, É MITO. VEJA MAIS.

Leite de magnésia pode ser utilizado como desodorante?

O suor não tem cheiro. Quem produz aquele odor característico e desagradável são as bactérias que possuímos na pele. Elas metabolizam o suor e produzem, como resultado, ácidos que cheiram mal. O leite de magnésia tem a capacidade de neutralizar estes ácidos e ainda por cima, dificultar a vida de muitas bactérias. Portanto, é VERDADE. Leite de magnésia pode ser usado como desodorante. VEJA MAIS.

Coceira na pele pode ser sinal de alguma doença?

A coceira pode ser, algumas vezes, até “gostosa”. Coçar a pele pode dar alívio e até uma certa sensação de bem estar. Mas definitivamente NÃO é normal. A coceira é um sinal de alerta. Indica que o equilíbrio natural da pele se rompeu. Por várias razões. Pode ser um processo alérgico, ou a ação de um agente infeccioso, ou mesmo a água do banho quente demais. Substâncias químicas que estão nos sabonetes, produtos de limpeza e de lavar roupas também podem agredir a pele. São, portanto, inúmeras as causas da coceira. O importante é saber identificar a principal razão que […] VEJA MAIS.