Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Anticoncepcional

Qual é o melhor método anticoncepcional?

Não existe “o melhor” método anticoncepcional. Como somos diferentes, para cada mulher pode haver um método anticoncepcional mais apropriado. Por isso vamos entender as vantagens e desvantagens dos métodos mais comuns. Depois, converse com seu médico e com seu parceiro (se tiver um) e escolha o mais eficiente e confortável. Preservativos masculino e feminino: Também conhecidos como camisinhas. A masculina, todos conhecem. Já a feminina é novidade para muita gente. Ela é composta por dois anéis: um que fica no fundo da vagina e outro que fica do lado de fora. Por isso, muitas mulheres a consideram antiestética. Vantagens: são […] VEJA MAIS.

Alguns antibióticos podem interferir no efeito da pílula anticoncepcional?

Entenda: quando tomamos a pílula anticoncepcional ela vai para o nosso sistema digestivo. Passa pelo estômago e chega ao intestino onde é absorvida. Muitos antibióticos alteram a flora intestinal normal que é muito importante para metabolizar a pílula anticoncepcional. A consequência é a diminuição da produção de estrógeno ativo, que é fundamental para evitar a gravidez. Além deste efeito no intestino, a própria a metabolização dos antibióticos pode diminuir os níveis deste hormônio. Portanto, É VERDADE! Antibióticos podem diminuir os efeitos da pílula anticoncepcional. Então atenção: se precisar tomar antibiótico converse com seu médico e previna-se de outra forma!! VEJA MAIS.

Como tirar manchas da pele?

As mulheres são as principais vítimas de melasma, uma mancha castanho clara que costuma aparecer justamente no rosto. Apenas 10% dos homens sofrem deste problema porque são os hormônios femininos que nos deixam mais vulneráveis. Entenda: o sol é o principal agente causador do melasma. Mas atenção! Como o que desencadeia as manchas é a radiação ultravioleta B, lâmpadas artificiais como as que são utilizadas em bronzeamentos, por exemplo, também mancham a pele. A predisposição genética aumenta o risco, mas os hormônios naturalmente produzidos pelo corpo e até a pílula anticoncepcional são fatores que causam o melasma. A gravidez pode […] VEJA MAIS.