Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Alongamento

Estou tendo câimbras à noite. O que fazer?

As câimbras costumam aparecer quando nos exercitamos demais, em decorrência da exaustão muscular. É o que acontece com a gravidez: o peso “extra” do bebê deixa seus músculos mais cansados, causando as desconfortáveis câimbras que podem te acordar durante a madrugada. Mas há também outras possíveis causas para as câimbras na gestação: o excesso de fósforo (presente em frios, salgadinhos e refrigerantes) e a escassez de minerais no sangue como o cálcio, o magnésio e o potássio. Outra possibilidade é a pressão do útero sobre os nervos que vão até as pernas. Ou uma combinação de tudo isso! Veja aqui […] VEJA MAIS.

Dá para aliviar a dor no ombro?

Repare quantas vezes por dia você levanta ou mexe os braços. Trabalhando ou se divertindo, os braços não tem descanso. Até quando estamos confortavelmente sentados numa poltrona…basta começar a falar um pouco e…pronto! Lá estão os braços e mãos se movimentando a cada palavra para melhor “ilustrar” o que estamos dizendo. A articulação dos ombros permite essa intensa e incansável movimentação dos nossos braços. Por isso, não há idade para ter dores nesta articulação Jovens podem ter dor no ombro por causa das atividades esportivas como natação, vôlei, basquete… esportes que exigem muito dos braços. Depois dos 40-50 anos são […] VEJA MAIS.

Três razões para se alongar diariamente:

1. Reduzir a tensão muscular e evitar lesões. Músculos normalmente se contraem e relaxam. Muitas vezes durante o dia, permanecemos em estado de tensão muscular. Iniciar exercícios físicos ou atividades, sem se alongar, com a musculatura contraída pode machucar a fibra muscular. O alongamento relaxa as fibras e assim, os músculos ficam preparados para trabalhar novamente, sem riscos. 2. Melhorar a agilidade e a flexibilidade. Fibras alongadas podem aumentar de tamanho. Isso faz com que os movimentos fiquem mais leves, livres e soltos. Resultado: ao se alongar diariamente você fica naturalmente mais apto a executar movimentos que exijam mais coordenação, […] VEJA MAIS.