Estou grávida: quando eu tenho que ir ao médico de urgência?
Preste atenção aos três sinais indicativos de que você precisa ir ao seu médico com urgência. São eles: contrações rítmicas, perda de líquido pela vagina e sangramento intenso. Vamos entender melhor.
Contrações rítmicas: quando as contrações se tornam rítmicas, ou seja, previsíveis, pode ser o início do trabalho de parto. Quando estiverem vindo a cada 5 a 10 minutos por pelo menos 1 hora, é um bom momento de ir para a maternidade. Avise, claro, seu médico antes.
Perda de liquido pela vagina: a perda de liquido pela vagina pode significar 3 situações: pode ser xixi, que sai sem controle; secreção vaginal ou líquido amniótico. Nos 3 casos é importante que seu médico saiba. Quando acontece a ruptura da bolsa das águas, na maioria das vezes sai líquido amniótico em grande quantidade, que chega, inclusive, a escorrer pela perna. Nesse caso, se o líquido for claro e o bebê estiver se mexendo bem, avise seu médico e se prepare para ir para a maternidade nas próximas horas. Se, por outro lado, o líquido estiver escuro, esverdeado, vá imediatamente para a maternidade e avise seu médico no caminho. Isso pode significar que o bebê não está bem.
Sangramento intenso: uma manchinha de sangue na calcinha no final da gravidez pode ser comum e normal. No entanto, se o sangramento for um pouco mais intenso, pode ser um sinal de que algo não vai bem. Nesse caso, deve-se ir imediatamente para o hospital, sem tempo nenhum a perder. Esse é o único alerta – literalmente – vermelho que indica ida imediatíssima para a maternidade.
Fique atenta aos sinais que seu corpo te manda!