/

Posso pintar o cabelo?

É totalmente natural que as futuras mamães sejam vaidosas. Estão se sentindo felizes com o filho que está por vir. Querem externar um dos sentimentos que vem de dentro: a beleza.

Tudo certo. Mas…muito cuidado nesta hora!

Há que se ter muita cautela com o produto que se pretende utilizar para os cabelos. Vamos entender:

– Alisamento ou Tinturas permanentes: EVITAR. As tinturas ou produtos para alisamento contêm produtos com cheiro muito forte, cuja fumaça química se espalha rapidamente e pode ser inalada pela mãe. Os produtos podem conter amônia, formol, enxofre ou metais pesados como chumbo, cobre ou prata, por exemplo. Todos fazem mal para o bebê em desenvolvimento, principalmente nos primeiros 3 meses de gestação. Evite-os, porém, em todas as fases.

– Tinturas semipermanentes, tonalizantes , reflexos ou descoloração por luzes: estes produtos são mais seguros para as gestantes. No entanto, há algumas ressalvas: no procedimento de luzes, o corante deve ser limitado às folhas sem tocar o couro cabeludo. Lembre-se que o couro cabeludo é muito vascularizado e pode, com facilidade, absorver produtos que fiquem em contato com ele. E, claro, certifique-se de que os produtos são isentos de amônia.

– Tinturas naturais para os cabelos, como hena, por exemplo. Também são mais seguras para as mamães e seus bebês em desenvolvimento. Mas fiquem atentas à fórmula, pois em alguns produtos há adição de outras substâncias para potencializar o efeito.

Sinta-se bem e bonita! Mas sinta-se melhor ainda sabendo que seu bebê está seguro!

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.