O exame de ultrassonografia mostrou que eu estou com a placenta baixa. Isso é preocupante?
A placenta baixa no início da gestação é muito comum. Algumas vezes, por conta disto, pode acontecer um pequeno sangramento. Seu médico deve ser sempre avisado se isso ocorrer.
E a placenta “sobe” depois? Sim, sobe. A maioria dessas placentas baixas vão se tornar placentas de inserção normal no decorrer da gravidez, já que, com o crescimento uterino, ocorre o fenômeno de migração placentária. Portanto, o diagnóstico definitivo de placenta prévia, ou placenta baixa, só pode ser definido a partir da 28a semana, ou seja, no terceiro trimestre da gestação. Se não subir até essa idade, não sobe mais.
E qual é o risco da placenta baixa, ou placenta prévia?
Nesses casos podem acontecer alguns episódios de sangramento durante a gestação, que necessariamente tem indicação de repouso. Além disso, quando a placenta recobre parcial ou completamente a saída do útero, não se deve permitir que a paciente entre em trabalho de parto e muito menos tenha parto normal, já que a placenta sairia antes do bebê, deixando-o sem oxigênio dentro do útero. Esse é um caso em que a cirurgia cesariana é absolutamente necessária. No entanto, se a placenta é baixa, mas não recobre e apenas se aproxima do colo do útero, o parto normal é possível.
Quer saber mais sobre cuidados para bebês de 0 a 2 anos?
A Dra Ana Escobar criou um guia prático, informativo e educativo, para acalmar as angústias e descomplicar o dia a dia de quem tem filho de até 2 anos de idade.
Conteúdo em vídeo, podcast e também uma live mensal exclusiva de bate-papo com a Dra Ana.
Clique aqui e saiba mais!