/

Mito ou Verdade: toda grávida desmaia?

Não, há muitas grávidas que não sentem nada! É MITO, portanto.

Mas, por outro lado, muitas sentem tontura, mal-estar e sensação de desmaio. Por que isso acontece?

Em parte, por conta dos hormônios. Isso mesmo. As alterações hormonais são marcantes no início da gestação. Além disso, a pressão arterial das grávidas é naturalmente mais baixa. Isso significa que algumas situações podem desencadear sintomas de pressão baixa, como, por exemplo, ambientes ou banho muito quente, emoções fortes, jejum prolongado ou ficar muito tempo em pé. Evite tudo isso. Ainda mais se você tem maior sensibilidade e possibilidade de desmaio.

Está com sensação de desmaio ou tontura?  Siga as seguintes dicas:

  1. Sente-se ou deite-se. Se conseguir deitar, melhor. Se não for possível, sente-se. Vale em qualquer lugar. Melhor sentar-se no chão do que desmaiar.
  2. Se conseguir deitar-se, fique perto de uma parede e levante as pernas, apoiando-as na parede. Isso promove um fluxo maior de sangue para o cérebro. Ajuda bastante.
  3. Refresque-se. Ainda mais nos dias quentes. Tome bastante água, gelada de preferência, chupe gelo, ligue um ventilador ou ar condicionado. Roupas frescas e confortáveis ajudam a espantar o calor.

Conheça-se grávida e cuide-se bem!

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.