/

Estou grávida, no final da gestação e não quero mais transar: é normal?

Sim, é perfeitamente normal! Muitas mulheres ficam mais recolhidas no final da gravidez, quando a barriga grande e a proximidade do parto e suas preocupações podem diminuir a libido.

Converse sinceramente com seu parceiro e explique que você está precisando de abraços e compreensão nesse momento. Entretanto, é importante salientar que, quando não há contraindicações como ameaça de parto prematuro ou placenta baixa, por exemplo, ter relações sexuais no final da gestação é saudável e não traz nenhum problema para você nem para o bebê. A excitação causada pela relação sexual e pelo orgasmo libera muitos hormônios de prazer que são bons para o bebê. Podem aumentar as contrações uterinas e até favorecer a entrada em trabalho de parto.

Os franceses chamam isso de “déclenchement à l’italienne” ou seja, indução de parto à moda Italiana: ter relações sexuais para provocar contrações que iniciem o parto!  Há controvérsias quanto a sua eficácia, mas pode trazer bons momentos de intimidade!

Faça o que julgar melhor para você!!!

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.