Gestantes têm mais cáries dentárias e gengivites? As gengivites podem ocasionar partos prematuros?
A saúde bucal é um tema importante para as futuras mamães. Muitas grávidas queixam-se do aparecimento de cáries e ficam impressionadas com o aumento da gengiva, que se chama hiperplasia gengival, causada por um aumento natural na vascularização da boca. Além disso, aumenta a chance de gengivite, que é a inflamação da gengiva causada por placas bacterianas.
Mas o problema não acaba aí. O mais importante de tudo é que estudos recentes revelam que quem apresenta infecções e inflamações na boca durante a gestação, têm risco 5 vezes maior de ter parto prematuro. Pense nisso: 5 vezes mais risco de parto prematuro. A boa notícia é que nas gestantes que trataram essas doenças adequadamente, o risco de partos prematuros foi igual ao da população em geral.
Por isso, as dicas a seguir são essenciais para sua correta higiene bucal:
- Escove os dentes após cada refeição. A escovação não deve ser com força, mas leve e frequente. Não tenha preguiça de escovar os dentes. Lembrem-se que vocês, gestantes, tem mais fome e comem mais vezes ao longo do dia. Escovem os dentes depois. Muitas acreditam que escovar dentes piora o enjoo. Não é fato. Vamos evitar a formação de placas bacterianas, cáries e gengivites.
- Não se esqueça de escovar a língua também. Ajuda a eliminar grande parte das bactérias.
- Passe o fio dental pelo menos 1 vez ao dia. É super importante.
- Não use antissépticos bucais. Eles contêm álcool e podem ressecar as mucosas.
- Após o fim do 1o trimestre da gestação, é ideal fazer uma visita ao dentista para fazer uma limpeza e revisão dos dentes. Se houver problemas, devem ser tratados, para evitar infecções e inflamações ao longo da gravidez.
- Se houver sangramento gengival, que é comum por causa da maior vascularização, intensifique a escovação, para evitar o acúmulo de bactérias. Frequentemente, diante do sangramento, as pessoas tendem a evitar escovar: é aí que tudo piora.
Sorria sempre! E feliz!