/

Estou engordando. Será que é por causa da vitamina?

Os suplementos vitamínicos indicados para grávidas são muito importantes.

As vitaminas são nutrientes essencialmente necessários ao metabolismo de todas as células do organismo. Das suas células e das células do bebê também.

No entanto, o organismo humano não consegue produzir a maioria das vitaminas em quantidades apreciáveis. Algumas exceções são a vitamina D, que é sintetizada em escala limitada quando o Sol bate na pele, e as vitaminas B12 e K que são produzidas pela flora intestinal bacteriana.

Por isso, a alimentação saudável é tão importante. Os alimentos são os grandes fornecedores das vitaminas de que tanto necessitamos. E vocês, gestantes, tem que suprir a quantidade suficiente para o seu organismo e também para o organismo do seu bebê, que cresce a cada dia em uma velocidade espantosamente incrível.

Importante saber que a falta de vitaminas induz ao mau funcionamento do organismo, uma vez que as reações metabólicas tornam-se lentas e menos efetivas. Isso pode facilitar, claro, o aparecimento de algumas doenças.

Os suplementos próprios para a gravidez geralmente incluem, além das vitaminas, alguns minerais e gorduras boas, que são igualmente importantes. Confira se o suplemento que você está tomando contém ácido fólico, ferro, cálcio, vitamina D, zinco, vitamina B6, vitamina C, cobre, ácidos graxos e ômega 3.

Estes nutrientes, entre outras ações importantes, ajudam a boa oxigenação no sangue da mãe e do bebê, reduzem o risco de defeitos do tubo neural do bebê, previnem a perda óssea e ajudam na formação do DNA e no crescimento do feto.

As vitaminas para grávida não engordam. Também não incham e não abrem o apetite. Junto com uma alimentação saudável, são importantes para você e seu futuro bebê.

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.