/

Estou grávida: por que meus pés estão inchados?

Você está no final da gestação, já está difícil caminhar e se ajeitar com o barrigão e ainda por cima, seus pés resolveram inchar. Nada fácil, não é mesmo?

Isso acontece justamente por conta do útero que cresceu muito. Isso mesmo. O crescimento do útero comprime os vasos sanguíneos, congestiona e dificulta o retorno da circulação dos membros inferiores para o coração, levando a uma dilatação do sistema vascular periférico. Isso faz com que pernas e pés extravasem líquido para a camada subcutânea, provocando inchaços. No final da gravidez, esse processo atinge seu auge. Por isso você pode agora estar observando seus pés bem inchados.

Durante a gestação, a mulher tende a reter líquidos, o que também contribui para o inchaço nos pés. Para diminuir os edemas, é importante caminhar, pois isso ativa a panturrilha, que é a batata da perna, e garante o melhor bombeamento do sangue. Isso mesmo. A batata da perna é que ajuda o sangue a sair os pés e voltar para o coração.

Outras coisas que você pode fazer para diminuir o inchaço nos pés:

– Hidroginástica. É o melhor exercício para diminuir o inchaço.

– Controle do peso, que é igualmente recomendável.

– Uso de meias elásticas, que estimulam a circulação.

– Dieta com pouco sal também diminui muito a retenção de líquidos.

– Drenagem linfática. Feita regularmente também ajuda a chegar melhor ao final da gestação!

Vamos lá!

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.