/

Uma dúvida: estou grávida e com muito corrimento. Isso é normal?

Sim, a gravidez aumenta a quantidade de secreção vaginal. Portanto é frequente a presença de uma secreção que não tem cheiro, não coça, mas que molha a calcinha e às vezes até a própria calça, de tanta quantidade. Isso é normal, não se preocupe.

O excesso de umidade e calor na região podem potencializar os sintomas. Procure  utilizar sabonete neutro e se secar bem após o banho. Se for o caso, use até mesmo um secador, antes de se vestir.  Evite roupas justas e sintéticas e durma sem calcinha ou com calcinha de algodão fininha.

Uma dica: não use protetor de calcinha o dia todo. Embora pareça uma solução, ele abafa ainda mais a região e perpetua o ciclo de secreção. Leve outra calcinha na bolsa e troque se precisar. Fazer banhos de assento com chá forte de camomila por 5 noites também melhora os sintomas, já que a camomila tem propriedades secativas e anti-inflamatórias.

Se, no entanto, a secreção se apresentar com outros sinais como coceira, cheiro ruim ou uma cor mais amarelada ou esverdeada, convém conversar com seu médico.

O esclarecimento das suas dúvidas protege seu bebê.

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.